Editorial

Editorial


*
Prezados Amigos, 

nunca fiz nenhuma preleção sobre meus projetos, mas a convivência com os Trovadores leva-me a convidá-los a pensar na construção de um Acervo de Trovadores, onde possamos reunir o máximo possível dessa modalidade de Poetas. 
Como a maioria,
 também conheço muitos que morreram sem ter um livro publicado, como também muitos de nós estamos sujeitos a isso, e o que é pior, perante tantas formas de mídia, podemos passar alheios a qualquer tipo de registro ou meio de divulgação, seja de nossa pessoa seja de nossa produção.
Ao longo dos últimos anos tenho observado o esforço de vários escritores, que em sua maioria atuam de modo solitário e lutam incansavelmente pela proteção da produção cultural brasileira. Quero ilustrar minha acertiva citando apenas três nomes: Soares Feitosa, criador do Jornal de Poesia; Antonio Miranda, criador do Portal Antonio Miranda e Selmo Vasconcellos, com duas atividades da maior relevância para todos nós: as entrevistas e a Academia Momento Litero Cultural, através das quais ele vem erguendo um verdadeiro monumento à cultura brasileira, sobretudo literária.

Quero expressar aqui a minha preocupação em ser humilde, uma vez que desejo trabalhar apenas com os Trovadores, por se tratar da modalidade poética em forma fixa entre as menos dignificadas.

Nós, os Trovadores, precisamos encontrar formas de superar quaisquer tipos de divisão entre nós, seja através de entidades, seja através de nossas ideias politico-culturais, uma vez que exercitamos uma expressão estética - a Trova - das mais discriminadas que se tem notícias. Daí a minha iniciativa, com a criação da AVBT, onde gostaria de ver reunido milhares de Trovadores, vivos ou mortos, resultado do esforço de uma equipe dedicada a isso, reunida espontaneamente, com todos nós pesquisando, elaborando perfis literários e reunindo obras a serem expostas nas postagem deste blog. Com todo respeito, não é impossível nos respeitarmos mutuamente frente às nossas posturas ideológicas, culturais e religiosas e se isso ocorrer, com toda certeza, construiremos um Acervo de Trovadores digno do trabalho que realiza a UFMG através do Acervo de Escritores Mineiros.
Bom, está feito o convite de modo impessoal e quem quiser se unir a essa epopeia, pode começar a trabalhar. Basta pesquisar seus Trovadores, levantar seus dados biográficos, reunir tudo num pequeno texto, de modo bem didático, e enviar para o email do blog: academiavirtualbrasiltrovador@gmail.com 

Atenciosamente,
Antonio Cabral Filho
Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2017
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário