segunda-feira, 11 de junho de 2018

Nilci Guimarães Via Trovas * Antonio Cabral Filho - RJ

Nilci Guimarães
Nilci da Silva Guimarães
...

TROVAS
&&&

Guarda no olhar a doçura
com que me embalou um dia.
Mãe lembra sempre a figura
e a ternura de Maria.
&
Toda criança constrói
um mundo feliz, sem medo.
Foste, pai, o meu herói
do meu mundo de brinquedo.  

Com ódio, o homem na Terra,
a tudo faz e desfaz ...
Que bom, se ao invés de guerra,
pensasse apenas na Paz!
 &
Não lastimes tua sorte.
Olha que, ao teu derredor,
há quem se faça de forte
e sente dor bem maior...
 (co-vencedora UBT Rio de Janeiro  - 1980)
&
Tua beleza, Maria,
tem o dom de confundir:
- Nem artista poderia
mesmo em bronze te esculpir!
 &
Eu sinto febre, querido,
estou enferma – é verdade.
Meu coração mal-ferido
sofre a dor de uma saudade...
 &
Minha tristeza, meu pranto,
um dia irão fenecer.
E, nesse dia – garanto –
passarás a me querer...
 &
Foi amor de três semanas
e não mais – foi curto assim:
Contudo, tu não me enganas,
sei que ainda gostas de mim.
 &
Vai, seresteiro, em teu canto
levar a todos o amor,
qual prece rezada a um santo
quando em momento de dor.
 &
Minha alegria não pára... 
Mas, se não pára é porque
a alegria, que é tão rara,
vem juntinho de você.
 &
A alegria foi-se embora
quando se foi seu carinho.
E chega em meu peito agora
a saudade, de mansinho... 
***

***
Informe Biográfico

"

 Nilci Guimarães é o nome poético de Nilci da Silva Guimarães, nascida em 06 de março de 1949, na cidade do Rio de Janeiro; filha de Carlos da Silva Guimarães Júnior e Nilza Bruno Guimarães. 
Foi professora da Rede Municipal de Ensino e, após cursar Pedagogia e Mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ -  passou a exercer a função de Supervisora nas escolas públicas municipais e, pelo seu brilhante desempenho, foi requisitada para trabalhar na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, coordenando, orientando e apoiando o trabalho pedagógico da rede.
Prestando concurso para a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNI-RIO, foi aprovada, em primeiro lugar, passando a lecionar naquela universidade, tendo sido homenageada por várias turmas de formandos, para as quais foi escolhida como paraninfo. Muito querida pelos alunos, foi um dos poucos professores homenageados, quando do aniversário de 80 anos da Escola de Muselogia da Universidade, tendo a honra de receber uma medalha por excelentes serviços prestados à Escola.
Exerceu, por dois mandatos consecutivos, a função de Pró-Reitora de Graduação, até desencarnar precocemente em 04 de agosto de 2010.
Trovadora premiada em diversos concursos, pertenceu aos quadros da União Brasileira de Trovadores - UBT-.


Não encontrei o caderno de poesias dela. Acho que escafedeu-se na mudança.


Ela não tinha ainda muitas trovas, mas tinha inclusive algumas premiadas.
Só me membro de duas:


Imagem não há mais pura,
Esse encontro me enternece.
As mãos postas, com ternura,
na comunhão de uma prece.


As dores e os desencantos 
das mágoas de amor, sofridas,
são mais doridas que os prantos
das últimas despedidas...

"

Referências
***

ADEUS A NILCI

http://www.falandodetrova.com.br/adeusnilci 
José Feldman - PR
https://nuhtaradahab.wordpress.com/category/trovas/page/72/
José Feldman
https://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/05/ciranda-de-trovas-mae-parte-2-final.html

Fotos: 
Arquivo da família gentilmente cedidas por Narli Guimarães, que nos honrou com o informe biográfico.
*

3 comentários:

  1. Perfeito. Como sempre, Cabral é cuidadoso na organização dos dados que a gente remete pra ele. A página da minha querida e saudosa irmã ficou super bonita. Parabéns, poeta!

    ResponderExcluir
  2. Antonio Cabral Filho é sempre perfeito e cuidadoso na organização das páginas do seu blog. Ficou super bonita a página da minha querida e muito saudosa irmã. Parabéns, poeta. Valeu a sua iniciativa. Muito feliz!

    ResponderExcluir